Especialistas falam sobre as mudanças e os efeitos da NR-1 para as empresas

23 de abril de 2025
Fecomercio

A possibilidade de a Norma Regulamentadora 1 (NR-1) entrar em vigor em maio tem despertado preocupação das empresas e gerado enorme insegurança jurídica. Para esclarecer os pontos das novas regras e elucidar as obrigações que as empresas terão pela frente, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) reuniu, em uma live transmitida pelo canal da Entidade no YouTube, especialistas em Direito Trabalhista para responder às perguntas de empresários, sindicatos e profissionais de Recursos Humanos.

Ivo Dall'Acqua Júnior, presidente em exercício da FecomercioSP, iniciou a conversa destacando o que a NR-1 propõe e ressaltou a importância de o governo federal considerar a hipótese de adiamento das obrigações até que um manual de conduta e o guia das regras sejam criados. “O que poderia ser uma grande oportunidade para melhorar o ambiente de trabalho, transformou-se em uma avenida de incertezas. Existem muitos conceitos subjetivos que precisam ser esclarecidos. Felizmente, parece que o Ministério do Trabalho avalia a postergação do prazo, o que sugerimos recentemente”, afirmou.

Segundo a nova norma, a partir de maio de 2025, as empresas nacionais terão de pôr a mão na massa para cuidar da saúde mental dos funcionários. A nova regra, que faz parte da atualização da NR-1, obriga as companhias a criarem um plano para mapear e prevenir problemas como estresse, assédio e sobrecarga mental no trabalho.

Dúvidas respondidas

Eduardo Pastore, assessor da FecomercioSP; Luciana Diniz, advogada especialista da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC); e José Luiz Pedro de Barros, gerente institucional de Segurança e Saúde do Trabalho do Sistema Firjan, responderam às perguntas do público da live, que passou dos 2 mil espectadores simultâneos. Confira, a seguir, as principais questões levantadas.

As exigências servem para todas as empresas de qualquer porte?

De acordo com a advogada da CNC, as regras são para todas as empresas, independentemente do porte. “A saúde mental deixou de ser um tema secundário e passou a ser central nas estratégias de gestão de pessoas.  Empresas que investem no bem-estar psicológico de seus funcionários observam melhorias substanciais na produtividade e no clima organizacional”, pontuou Luciana.

Como definir a responsabilidade da empresa diante de um problema psicossocial?

“Fatores externos, como a violência urbana, não são de responsabilidade da empresa. A NR-1 prevê que estas devem antecipar e promover ações que combatam riscos oriundos da atividade laboral, que pode desencadear quadros de estresse, entre outras doenças mentais”, afirmou Barros.

Como as micro e pequenas empresas podem se adaptar à nova exigência de gestão de riscos psicossociais?

“O desafio para as pequenas empresas é maior, mas o gestor deve ter em mente que a estratégia mais eficiente para monitorar e evitar problemas de saúde mental no ambiente de trabalho é a prevenção e o foco em ações coletivas”, ponderou Pastore.

Tempo para adaptação

A FecomercioSP e seus sindicatos filiados solicitaram, ao ministro do Trabalho de Emprego, Luiz Marinho, a prorrogação por 12 meses da entrada em vigor da Portaria (1.419/2024), que modifica a NR-1.

A norma abrange conceitos abertos sobre riscos psicossociais, dificultando um bom gerenciamento técnico da questão. Por essa razão, muitos negócios ainda não conseguiram se estruturar para atender à nova legislação. Isso acontece porque ou ainda não reúnem condições de identificar esses riscos envolvidos nas atividades ou porque não contam com recursos para a contratação de técnicos habilitados para a elaboração de planos de gerenciamento estruturados.

Assim, como a Entidade entende que as novas regras precisam ser postas em prática da melhor forma possível, há real necessidade da extensão do prazo para que entrem em vigor, evitando a implementação de forma precária.

Compartilhe nas redes sociais
Facebook Twitter Linkedin
Voltar para a listagem de notícias

Vamos Conversar? Caso tenha alguma dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato!

Entre em contato conosco para esclarecer suas dúvidas, solicitar suporte, resolver problemas ou dar sugestões. Veja todas as opções de contato disponíveis.

Preencha corretamente o nosso formulário de contato.

Os dados captados nesse formulário não serão utilizados por terceiros, apenas para uso interno de acordo com a LGPD. Ao enviar sua mensagem você concorda com nossa política de privacidade.

Avenida Joventino Rodrigues, Lt 13 Lj 02 - Santa Luzia

Luziânia / GO - CEP: 72803-010

Contato

(61) 3621-2050

(61) 3621-4470

CRC

CRC/GO 002548/O

Sitecontabil © 2025 | Todos os direitos reservados