Menos é mais: marcas estão abandonando um velho hábito — e colhendo mais resultados

13 de agosto de 2025
Exame

Durante muito tempo, a regra era: faça o máximo possível de publicações. Marcas traziam seus calendários com posts diários, stories constantes e vídeos semanais para estarem presentes o tempo todo na cabeça do consumidor. 

Hoje, as marcas estão mudando a estratégia: não se trata mais de quantidade, mas de qualidade e propósito com as postagens. Criar menos não é sinônimo de fazer pouco, mas sim de inteligência estratégica. 

É entender que um bom conteúdo pode (e deve) ser pensado para ter vida longa, atravessar formatos, ser recortado e adaptado para diferentes plataformas, momentos e objetivos.

Ao invés de pensar em qual conteúdo publicar em algum dia específico, marcas de alta performance pensam em qual mensagem precisa ser sustentada pelas próximas semanas ou meses, e como ela pode se desdobrar em diferentes frentes.

 

Eficiência criativa e reaproveitamento com intenção

O conteúdo que dá resultado hoje é aquele pensado para durar. Um único vídeo pode render cortes para reels, falas para carrossel, frases para tuíte, trechos para newsletter e até ideias para o time comercial. 

Esse modelo exige um trabalho mais profundo de estratégia, gestão da marca e narrativa. Em vez de girar a máquina de criação sem parar, equipes bem alinhadas escolhem temas centrais, criam ativos fortes e tiram o máximo deles ao longo do tempo.

 

Marcas como a Nubank, com sua estratégia editorial, consegue transformar uma única ideia financeira em vários conteúdos educativos, mantendo a consistência sem se tornar repetitiva.

Além disso, o reaproveitamento bem-feito melhora a performance de mídia paga: quanto mais você entende o que já performou bem organicamente, maior a chance de impulsionar o conteúdo certo, no momento certo e sem desperdiçar verba.

 

Destaque-se no mercado com estratégia e performance

Seja qual for o tamanho da empresa ou o estágio da sua carreira, acompanhar — e aplicar — as tendências do mercado pode ser o diferencial que o separa da concorrência.

De olho nisso, a EXAME, maior plataforma de negócios do Brasil, se une à Saint Paul, uma das melhores escolas de negócios do mundo, para apresentar o Pré-MBA em Marketing: Branding e Performance.

Esse é um treinamento virtual e com certificado, apresentado por Leonardo Cirino, que revela o caminho para conquistar uma posição de liderança nas áreas de Marketing. Durante o treinamento, os alunos irão aprender como:

  • Transformar desafios complexos em oportunidades de crescimento;
  • Liderar estratégias de branding e performance;
  • Impulsionar as vendas dentro da empresa.

 

Todo esse conteúdo, que soma 3 horas de duração, está distribuído em quatro aulas 100% online (sendo a última delas ao vivo com Cirino), que misturam fundamentos teóricos e práticos. O investimento é de R$ 37,00.

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