Para estimular novos empreendedores, prefeituras digitalizam processos e facilitam a abertura de empresas

18 de agosto de 2025
Contábeis

Soluções digitais estão transformando a forma como prefeituras apoiam empreendedores. Ao digitalizar processos e reduzir burocracias, municípios conseguem acelerar a abertura de empresas e criar um ambiente mais propício ao surgimento de novos negócios — especialmente entre micro, pequenas e médias empresas (MPMEs), que respondem por 98% dos CNPJs ativos no Brasil e por cerca de 75% dos empregos formais, segundo o Ministério do Empreendedorismo.

Para Aldo Garcia, CEO da Betha Sistemas, govtech líder em soluções para a gestão municipal, a tecnologia tem mostrado caminhos para reverter o cenário de burocracia. Soluções como inteligência artificial e sistemas integrados de gestão pública são exemplos, e têm contribuído para acelerar processos e oferecer suporte mais qualificado aos empreendedores. “Além disso, a IA pode ajudar a interpretar legislações, orientar sobre exigências específicas e até sugerir melhores locais para abertura de negócios com base na demanda de cada cidade”, complementa Aldo.

 

Redução de 85% no tempo de abertura em MG

Divinópolis, no interior de Minas Gerais, é um exemplo de como a digitalização pode transformar a relação entre o poder público e o setor produtivo. Desde 2023, a cidade adotou um pacote de medidas voltadas à desburocratização e modernização da gestão, com o uso de soluções digitais integradas.

 

Como resultado, o tempo médio de abertura de empresas caiu de 3 dias e 22 horas (em 2019) para 13 horas em 2025 — uma redução de 85%. Além disso, o número de empresas abertas cresceu 26,3% entre 2024 e 2025, e o total de matrizes registradas subiu 27,2% no mesmo período.

“É dever do poder público ser protagonista na construção e contratação de soluções que simplifiquem o acesso aos serviços, eliminem entraves burocráticos e impulsem o desenvolvimento econômico. Em Divinópolis, estamos mostrando que inovação, quando aliada à boa gestão, transforma a realidade dos empreendedores e melhora a qualidade do serviço público como um todo”, afirma o secretário de Planejamento, Gestão, Ciência e Tecnologia, Thiago Nunes.

 

Desafios

Apesar dos avanços, ainda existem barreiras. Entre os serviços públicos mais críticos estão a obtenção de alvarás e licenças, especialmente as vinculadas à vigilância sanitária. Segundo Aldo Garcia, muitos municípios adotam exigências diferentes para casos semelhantes, o que torna os trâmites imprevisíveis e lentos.

 

Outro ponto sensível é a continuidade da digitalização. Ainda que etapas iniciais — como o protocolo de documentos — já tenham sido modernizadas, outras fases, como a avaliação fiscal e a validação final, ainda ocorrem de forma manual em diversos municípios, gerando atrasos. “Na prática, isso significa que o empreendedor pode perder tempo e dinheiro enquanto aguarda o aval definitivo para operar”, explica o CEO da Betha Sistemas.

Compartilhe nas redes sociais
Facebook Twitter Linkedin
Voltar para a listagem de notícias

Vamos Conversar? Caso tenha alguma dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato!

Entre em contato conosco para esclarecer suas dúvidas, solicitar suporte, resolver problemas ou dar sugestões. Veja todas as opções de contato disponíveis.

Preencha corretamente o nosso formulário de contato.

Os dados captados nesse formulário não serão utilizados por terceiros, apenas para uso interno de acordo com a LGPD. Ao enviar sua mensagem você concorda com nossa política de privacidade.

Avenida Joventino Rodrigues, Lt 13 Lj 02 - Santa Luzia

Luziânia / GO - CEP: 72803-010

Contato

(61) 3621-2050

(61) 3621-4470

CRC

CRC/GO 002548/O

Sitecontabil © 2025 | Todos os direitos reservados